Alerj aprova projeto de lei que pode extinguir dois cartórios de distribuição

 

Rio – A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (8), em discussão única, um projeto de lei que pode extinguir dois cartórios de distribuição do estado. O texto, de autoria do Poder Judiciário, segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Os cartórios sob risco de extinção, o 7º Ofício de Registro de Distribuição da Capital e o 3º Ofício do Registro de Distribuição de Niterói, têm como principal função receber e distribuir títulos e documentos de cobrança de dívidas. De acordo com o Projeto de Lei 6.467/22, a repartição será substituída por um serviço centralizado pago, instalado e mantido por tabelionatos, incumbido de prestar informações e fornecer certidões aos usuários.

A Corregedoria Geral da Justiça será responsável por disciplinar a transferência de acervo e o encerramento de atividade, total ou parcial, dos serviços atingidos, o que deve ocorrer em até 45 dias da data da publicação da medida no Diário Oficial.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, afirmou que o objetivo é melhorar a arrecadação estadual. “A manutenção desses ofícios em operação onera o usuário com cobranças que não ocorreriam caso já instaladas as centrais de distribuição mantidas pelos tabeliães de protesto, o que torna preocupante a situação por afugentar credores de levarem seus títulos a protesto neste estado, indo apresentá-los em outros estados, gerando perda de arrecadação”, explicou.

O protesto de título é um ato público e extrajudicial, realizado por um tabelião – que tem fé pública -, que ocorre quando uma pessoa física ou jurídica não cumpre o pagamento de um título no prazo estabelecido e o credor registra esse atraso em cartório.

 

Fonte: O DIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo