Cartório de Registro Marítimo; saiba mais sobre este tipo de cartório e os serviços que ele oferece

No Rio de Janeiro, a Anoreg/RJ conversou com o Cartório Marítimo, no Rio de Janeiro para saber mais sobre os serviços realizados e o perfil dos usuários deste tipo de cartório

A área extrajudicial abrange um extenso leque de atribuições regidos pelos cartórios. Dentre certidões de nascimento, óbito e casamento; escrituras públicas de compra e venda e certidões de RGI também estão os Cartórios Marítimos. Mas afinal, o que faz um cartório “marítimo”?

Além de atribuições como reconhecimento de firma e autenticação e documentos, os cartórios marítimos, exclusivamente, tratam de atos, contratos e instrumentos relativos a transações de embarcações a que as partes devam ou queiram dar forma legal de escritura pública; registrar os documentos da mesma natureza; reconhecer firmas em documentos destinados a fins de direito marítimo; e expedir traslados e certidões.

E estes documentos, tais como contratos marítimos de compra e venda, hipoteca e afretamento de embarcações, incluindo transferência de propriedade, devem ser registrados por tabeliães e oficiais de Registros de Contratos Marítimos, independentemente da forma, pública ou particular, nos termos da Lei 8.935/94.

Para a efetuar a transferência de propriedade de embarcações é necessário que o recibo de compra e venda, parte inferior do Título de Inscrição de Embarcação (TIE) ou Título de Inscrição de Embarcação Miúda (TIEM), esteja com as assinaturas do comprador e do vendedor, reconhecidas por autenticidade em qualquer cartório e seja feito o registro do documento, para obtenção da certidão de ato praticado, no Cartório Marítimo.

São poucas as serventias especializadas na atribuição por federação. No Rio de Janeiro, o Tabelionato de Notas e Registro de Contratos Marítimos, fundado em 1928, é o único que realiza registro de embarcações. Até 2017 esteve situado à Rua Acre, nº 28, no Centro da cidade. Com atribuições de notas e também de registros Marítimos, o cartório hoje encontra-se na Barra da Tijuca, localização mais privilegiada para o público que consome e utiliza os serviços oferecidos.

A área litorânea favorece o surgimento de serventias especializadas. Enquanto no Rio de Janeiro há apenas um cartório específico para a atribuição, no Brasil são 512 serventias que realizam registros de embarcações. Goiás e Maranhão são os estados que lideram o ranking das federações que contam com mais cartórios de Registro Marítimo, 240 e 132 respectivamente.

Fonte: Assessoria de comunicação – Anoreg/RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo