Clipping – Meia Hora – Até 89% da receita de cartórios do Rio é comprometida com despesas operacionais e burocráticas, segundo pesquisa

Rio – Em pesquisa realizada pela Associação dos Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg/RJ), disponibilizada na publicação Cartório em Números, foi divulgado que cerca de 34% dos valores cobrados pelos Cartórios é destinado a órgãos públicos no Rio. Somente em 2022, estes repasses totalizaram R 662 milhões destinados ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, ao Estado e aos municípios. Ainda segundo o estudo, até 89% da receita bruta dos cartórios cariocas é comprometida por conta das despesas operacionais e burocráticas.

“Observando-se os números do site Justiça Aberta, verificamos que os valores ali demonstrados se referem à arrecadação bruta dos cartórios. Precisamos considerar que 40% ou mais dessa arrecadação, dependendo do Estado, são valores que devem ser repassados aos Fundos do Tribunal de Justiça, Defensoria, ISS, entre outros. Também não se leva em conta que todo o serviço é mantido pela arrecadação e desse valor retira-se o INSS, FGTS e outras taxas. No final, se houver lucro, tributa-se pelo imposto de renda de pessoa física, que retira 27,5% desse lucro. A grande maioria das serventias é modesta. No Estado do Rio, por exemplo, temos 395 serventias e 96 delas contam com até 3 funcionários”, afirma Stênio Cavalcanti, presidente da Anoreg/RJ.

Além dos repasses a orgãos públicos, os cartórios devem arcar com os custos do próprio funcionamento, o que inclui salários e encargos trabalhistas de funcionários, custos com o imóvel onde está situado, contas de energia, água, internet e equipamentos, além de todo o material de expediente. Segundo a Anoreg/RJ, a soma destas despesas corresponde a 40% da arrecadação de uma unidade, o que em 2022, totalizou R 779 milhões em todo o estado.

Por serem profissionais autônomos, os titulares de cartórios também devem recolher Imposto de Renda (IR) retido na fonte e, na maioria dos casos, são tributados pelo teto de 27%. Outro imposto que incide sobre os serviços de notários e registradores é o Imposto sobre Serviços (ISS), que varia em cada município, mas tem média de 5%.

Fonte: Meia Hora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo