Anoreg/RJ
SOBRE NÓS

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 1996 e completa 25 anos em 2021.
Neste período contou com a colaboração de Notários e Registradores que estiveram à frente da Instituição sempre com iniciativas e projetos que contribuíram para o destaque da ANOREG/RJ na sociedade.
O primeiro presidente, Leo Barros Almada, presidiu a entidade nos biênios 1996 a 1998, 1999 a 2000 e 2003 a 2004. Na linha do tempo dos presidentes da Entidade, Antonio Carlos Leite Penteado, grande articulador para a permanência das atividades extrajudiciais com entes privados na redação da Constituição de 1998, foi presidente nos anos de 2001 a 2002 e recebeu o título de Associado Benemérito em 17 de janeiro de 2005. O Registrador Civil Alan José dos Santos Borges, do 5o. Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio, presidiu a Casa de 2005 a 2008 sendo seguido por Marcio Baroukel de Souza Braga nos anos de 2009 a 2010.
Em 2011 assumiu a presidência Renaldo Andrade Bussière, Titular do 2o. Ofício de Protesto de Petrópolis. Nos anos de 2013 a 2016, o Tabelião Carlos Alberto Firmo de Oliveira, Titular do 17o. Ofício de Notas, esteve à frente da ANOREG/RJ com o retorno do Presidente Renaldo Andrade Bussière em 2017 até 2022.
No Auditório Tabelião Balbino foi inaugurada uma galeria de Associados Beneméritos em 2013 com as fotos de Renato Luiz Gonçalves Cabo e Luis Vitoriano Vieira Teixeira.
Em 28 de fevereiro de 2025, Celso Jorge Fernandes Belmiro assumiu a presidência da ANOREG/ RJ para o triênio 2025 a 2028.
SAIBA MAIS
Estatuto Anoreg/RJ
Anoreg/RJ Mulher
Escola de Notários e Registradores
Missão
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro cumpre a função de representar o sistema de Cartórios Extrajudiciais do Estado. Atua de forma a oferecer suporte nas várias áreas administrativas e de serviços através de sua estrutura jurídica e de representatividade. Contempla, no Estatuto da Entidade, o objetivo maior de representar os cartórios fluminenses nas atribuições de registro civil de pessoas naturais, protesto, notas, registro de distribuição, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, registro civil de pessoas jurídicas e registro de contratos marítimos perante a sociedade, as demais instituições e os poderes públicos.
Visão
Tornar o sistema de cartórios extrajudiciais do Estado do Rio de Janeiro um modelo para os vários públicos assistidos no seu propósito de atender com fé pública, segurança jurídica e oferecer publicidade, eficácia e autenticidade dos atos notariais e de registro.
Valores
Compromisso social com a ética, inovação tecnológica e excelência de serviços em todo o sistema de cartórios extrajudiciais do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de solucionar com presteza e eficácia jurídica questões dos vários públicos atendidos e sem a necessidade de acionar os órgãos judiciais conferindo, desta forma, um ambiente acessível para a sociedade na solução de questões pelo direito notarial e de registro.
DIRETORIA TRIÊNIO 2025-2028
Presidente
Celso Jorge Fernandes Belmiro
5º Ofício de Justiça de São Gonçalo
1º Vice-Presidente
Leonardo Monçores Vieira
14º Ofício de Justiça de Niterói
2º Vice-Presidente
Alexis Mendonça Cavichini
4º Ofício de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro
Diretoria Enoreg
Diretor
Marcelo da Silva Borges Brandão
Ofício Único de Varre e Sai
1º Secretário
Maria Emília dos Santos Ururahy
3º Ofício de Justiça de Resende
2º Secretário
Thais Viegas Santos
4º Ofício de Justiça de Campos dos Goytacazes
1º Tesoureiro
Leandro Botelho dos Santos
2º Ofício de Justiça de São Pedro da Aldeia
2º Tesoureiro
Marilis Santiago Brum Marques
Registro Civil de Pessoas Naturais do 6º Distrito de Magé
Diretoria de Relações
Públicas e Eventos
Cláudia Valéria Vaz Nogueira
3º Ofício de Justiça de Nilópolis
Conselho Fiscal
Alan do Nascimento Oliveira
Registro Civil de Pessoas Naturais do 1º Distrito de Sapucaia
Berky Pimentel da Silva
2º Ofício de Justiça de Rio das Ostras
Eduardo Augusto da Silva
1º Ofício de Justiça de Barra do Piraí
Conselho Fiscal (Suplentes)
Alysson Ferreira Damascena
Ofício Único de Miguel Pereira
Jacques Rubinsztajn
1º Ofício de Justiça de Itaocara
Maria Bárbara Tolelo Andrade e Silva
1º Ofício de Justiça de Duque de Caxias
Conselho de Ética
Kátia Bento Figueiras Mallet Soares
1º Ofício de Justiça de Macaé
Raquel Vieira Abrão Rezende
11º Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro
Fátima da Conceição Fernandes
3º Ofício de Justiça de São João de Meriti
Conselho de Ética (Suplentes)
Bruno Roberto de Oliveira Ramos
2º Ofício de Registro de Imóveis de Petrópolis
Jáder Lúcio de Lima Carvalho Pessoa
4º Ofício de Justiça de Nova Friburgo
Flávia de Oliveira Dias Fonseca
Ofício Único de Paraíba do Sul
Representante da Chapa para a
Comissão Eleitoral Provisória
Marcelo Poppe de Figueiredo Fabião
2º Ofício de Justiça de Itaboraí
ENTENDA COMO OS CARTÓRIOS ATUAM NA SOCIEDADE
A Associação dos Notários e Registradores do Rio representa os Cartórios do nosso Estado. Em todos os municípios do Rio de Janeiro, o usuário irá encontrar um ou mais cartórios de acordo com o tamanho e necessidades destes municípios. É importante esclarecer que os Cartórios são divididos por Atribuições.
Vamos tomar como exemplo os Cartórios de Registro Civil que são responsáveis pelos registros de nascimento, óbito e pelos casamentos. Os Cartórios de Notas reconhecem firmas, autenticam documentos, realizam inventários, testamentos e escrituras públicas como as de compra e venda de imóveis e uniões estáveis.
Os Cartórios de Protesto atuam no recebimentos de títulos de dívidas como cheques, duplicatas e notas promissórias de pessoas ou empresas que não receberam estes valores e levam à protesto.
É importante citar que o protesto (cobrança) de títulos de dívidas é gratuito para o credor. Quem paga as taxas do cartório são os devedores ao quitar a dívida.
Já os Cartórios de Registro de Imóveis atuam justamente como o nome já diz: registram os imóveis que passam a ter uma matrícula, ou seja, um número que os identifica assim como as transferências de titularidade destes bens.
Os Cartórios de Registro de Distribuição são acessados quando o usuário precisa de certidões próprias ou de terceiros. Estas certidões informam se existe alguma ação em andamento, na Justiça, se existem bens em nome de quem se solicita a certidão assim como procurações, por exemplo.
Os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas atuam no registro de contratos sociais de Empresas, Associações de Classe, Fundações, Sindicatos, Igrejas dentre outras instituições.
Já os Cartórios de Títulos e Documentos são responsáveis pelo registro de todos os documentos que não são atribuições dos Cartórios de Registro Civil, Imóveis e de Pessoas Jurídicas. Registram documentos, peças nas quais o autor quer estar tranquilo em relação aos direitos autorais, contratos e documentos como identidade e carteira de trabalho. Os Cartórios de Contratos Marítimos registram embarcações que recebem um número de identificação como os imóveis nos Cartórios de Registro de Imóveis.
Na próxima vez que você necessitar do serviço de algum Cartório, já sabe para qual Cartório deve se dirigir. É importante notar que vários serviços podem ser realizados online. Isto mesmo. Para solicitar uma certidão acesse o site e-cartoriodobrasil.com. Neste site você encontra todas as informações para que a sua certidão seja providenciada sem nenhum deslocamento.
Verifique ainda se o serviço do Cartório que você necessita também pode ser feito sem que você saia de casa ou do trabalho. Cartórios de Notas realizam escrituras de compra e venda de imóveis através de uma plataforma de serviços online, por exemplo.
Cartório não é Burocracia. É a solução de questões que podem ser agilizadas sem a necessidade de se recorrer à Justiça como divórcios, inventários e partilhas.