Projeto de Lei nº 1991/2023 – Dispõe sobre as medidas preventivas e protetivas no âmbito dos serviços Notariais e de Registro do Rio de Janeiro, evitando atos de violência patrimonial e financeiro contra pessoas idosas

PROJETO DE LEI Nº 1991/2023

DISPÕE SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS E PROTETIVAS NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO NO ÂMBITO

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EVITANDO ATOS DE VIOLÊNCIA PATRIMONIAL E FINANCEIRO CONTRA PESSOAS IDOSAS.

Autor: Deputado ROSENVERG REIS

D E S PA C H O :

A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; de Assuntos da Criança do Adolescente e do Idoso; de Segurança Pública e Assuntos de Polícia; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle

Em 06.09.2023

DEPUTADO RODRIGO BACELLAR, PRESIDENTE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:

Art. 1º – Fica determinado que os serviços notariais e de registro, no âmbito no Estado do Rio de Janeiro, adotem medidas para coibir a prática de abuso contra pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a fim de evitar violência patrimonial ou financeira nos seguintes casos:

I – antecipação de herança;

II – movimentação indevida de contas bancarias;

III- venda de imóveis;

IV – tomada ilegal;

V – mau uso de ocultação de fundos bens ou ativos; e

VI – qualquer outra hipótese relacionado à exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros e/ou patrimoniais sem devido consentimento do idoso.

Parágrafo único – As medidas preventivas de que tratam o caput se referem à comunicação de indícios de qualquer tipo de violência contra idoso nos atos a serem praticados perante notário e registradores, devendo o fato ser comunicado imediatamente ao Conselho Estadual do Idoso ou Conselho Municipal do Idoso, Defensoria Pública, Polícia Civil ou Ministério Público.

Art. 2º – Considera-se idosos para fins de aplicação do previsto nesta Lei, as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Art. 3º – O Poder Executivo regulamentará a presente Lei.

Art. 4º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Edifício Lúcio Costa, 06 de setembro de 2023.

Deputado ROSENVERG REIS

J U S T I F I C AT I VA

A população idosa no âmbito de nosso Estado, cresceu 47% em dez anos.

Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo SeniorLab em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio de Janeiro tem mais de 1,5 milhão de pessoas acima dos 60 anos.

Esse número corresponde a 22% da população. No ano de 2010 esse percentual era de 16%.

Diante desses números, a proposta visa determinar que os serviços notariais e de registro, no âmbito no Estado do Rio de Janeiro, adotem medidas para coibir a prática de abuso contra pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a fim de evitar violência patrimonial ou financeira em alguns casos, como Antecipação de herança; movimentação indevida de contas bancarias; venda de imóveis; tomada ilegal; mau uso de ocultação de fundos bens ou ativos; e qualquer outra hipótese relacionado à exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros e/ou patrimoniais sem devido consentimento do idoso.

Cabe ainda destacar, que a Lei Federal nº 10.741/2003, a qual criou o Estatuto do Idoso, no seu artigo 3º, atribui ao Poder Público a obrigação de “assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde; à alimentação; à educação; à cultura; ao esporte; ao lazer; ao trabalho; à cidadania; à liberdade; à dignidade; ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Nesse sentido, a proposta objetiva proteger todos os idosos no âmbito do nosso Estado, junto aos serviços notariais e de registro. Por essa razão, apresentamos essa proposta à aprovação desta Casa Legislativa.

Fonte: Diário Oficial de Justiça do TJRJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo