Rares-NR promove a união dos Cartórios em Prol do Meio Ambiente e da Sociedade

OSCIP reúne mais de 13 mil Cartórios de Notas e Registro de todas as regiões do Brasil

Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR) é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que reúne os mais de 13 mil Cartórios de Notas e Registro de todas as regiões do Brasil em uma causa comum: a preservação do meio ambiente e o compromisso com a responsabilidade social.

A Rares-NR visa conscientizar e mobilizar os cartórios extrajudiciais brasileiros para desempenhar um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A rede engloba ações que abordam desde a neutralização de carbono à educação ambiental, campanhas de solidariedade e iniciativas de responsabilidade socioambiental.

Rogério Portugal Bacelar, presidente do Conselho Superior da Rares-NR – Foto: Raul Spinassé

Segundo o presidente do Conselho Superior da Rares-NR, Rogério Portugal Bacelar, “a Rares-NR é um exemplo extraordinário de como uma rede profissional pode contribuir para as grandes causas da humanidade”. Segundo Bacellar “ela desempenha um papel fundamental na promoção da responsabilidade socioambiental nos cartórios brasileiros”.

“Além de conscientizar sobre questões cruciais, como a neutralização de carbono, a Rares-NR demonstra que cada cartório, não importa seu tamanho, tem a capacidade de ser uma força positiva para o meio ambiente e para a sociedade”, afirma o presidente.

Uma das principais frentes da Rares-NR são suas campanhas. Por meio de parcerias com organizações sociais e ambientais, os cartórios envolvidos na rede promovem ações de arrecadação e doação de recursos para causas nobres. Dentre as campanhas que se destacam, estão aquelas que buscam amenizar os efeitos da pandemia, auxiliar instituições de caridade e apoiar projetos de educação e conservação ambiental.

Atualmente a Rares-NR mantem sete campanhas durante o ano: Campanha Páscoa Solidária; Campanha do Agasalho; Campanha Cartório Sustentável; Campanha Doação de Alimentos “Mesa Brasil”; Campanha Doação de Brinquedos e Livros; Campanha Natal Inteligente; e Campanha Adote uma Entidade.

  • Campanha Páscoa Solidária

A Campanha Páscoa Solidária incentiva os cartórios a funcionarem como pontos de arrecadação de ovos de chocolate para posterior doação a entidades beneficentes que atuem com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Por tradição, ovos de Páscoa são distribuídos entre as pessoas como forma de celebrar a vida nova! No entanto, muitas pessoas ficam sem os saborosos chocolates, já que, por questões financeiras, nem todos têm condições de pagar por estas regalias. É aí que entra a bondade e espírito solidário que atinge milhares de pessoas, que se unem para fazer a alegria de muita gente, principalmente das crianças! Por este motivo, todos os anos no período que antecede a Páscoa, a RARES-NR incentiva com a Campanha de Páscoa Solidária, a arrecadação e doação de chocolates.

  • Campanha do Agasalho

A Campanha para doação de agasalhos visa preparar todos os cartórios extrajudiciais brasileiros para receberem doações de roupas de frio, funcionando como um posto de arrecadação.

Além das caixas de coleta, que devem estar localizadas logo na entrada dos cartórios extrajudiciais, a Rares-NR incentiva os cartórios a possuírem convênios com instituições de caridade e abrigos, para que funcionem sempre amparando a própria comunidade em que estão inseridos, realizando a doação do material arrecadado a esses locais.

  • Campanha Cartório Sustentável

A campanha Cartório Sustentável tem como objetivo contribuir para a preservação do meio ambiente por meio de atitudes simples a serem adotadas nos cartórios de todo o país. Essas medidas têm como finalidade a propagação de uma cultura ativa em relação às questões ambientais que tocam a todos nós e ao nosso planeta.

Algumas atitudes simples podem auxiliar os cartórios nessa missão sustentável, tais como: economizar água e energia elétrica, reciclar embalagens, separar o lixo e o deixar na coleta seletiva, plantar árvores, reciclar o papel ou utilizá-lo como rascunho.

  • Campanha de Doação de Alimentos “Mesa Brasil”

A campanha de doação de alimentos é realizada por meio de uma parceria com o projeto “Mesa Brasil” do Serviço Social do Comércio (SESC). A Rede de Bancos de Alimentos combate à fome e o desperdício, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.

Os cartórios funcionam como postos de arrecadação de diversos tipos de doação, como gêneros alimentícios, produtos de limpeza, higiene, entre outros e o SESC regional, através de parceria com a Anoreg estadual, realiza o recolhimento do material arrecadado.

  • Campanha de Doação de Brinquedos e Livros

A Campanha para doação de brinquedos e livros promove a arrecadação de brinquedos e livros para serem doados a bibliotecas, ONGs e outras instituições que incentivam a leitura. Essa Campanha visa preparar todos os cartórios extrajudiciais brasileiros para receberem brinquedos e livros, funcionando como um posto de arrecadação.

Para ampliar a iniciativa, são arrecadados brinquedos para todas as faixas etárias e livros dos mais variados assuntos: infantis, jurídicos, didáticos, biográficos, romances, autoajuda, de ficção, de poesia e de contos, entre outros.

Além das caixas de coleta, que devem estar localizadas logo na entrada dos cartórios extrajudiciais, a Rares-NR incentiva os cartórios a firmarem convênios com creches, escolas, bibliotecas e ONGs próximas à serventia, para que funcionem sempre amparando a própria comunidade em que estão inseridos, realizando a doação dos itens arrecadados para esses locais.

  • Campanha Natal Inteligente e Adote uma Entidade

A “Campanha Natal Inteligente” é realizada juntamente com a tradicional “Campanha Adote uma Entidade”, promovida anualmente pela RARES-NR.

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro os cartórios de todo o país arrecadam itens de material escolar, como caderno, lápis, canetas, borrachas, colas, estojos, mochilas, giz de cera, canetinha e livros literários novos e usados. Outros donativos, como cesta básica e roupas, também são aceitos.

Os cartórios interessados em participar devem preencher um formulário de adesão no site da Rares-NR e atuar como ponto de arrecadação. Também caberão às unidades extrajudiciais organizarem os materiais e realizarem as entregas. Com o material escolar e outros donativos arrecadados, os cartórios podem escolher as entidades que receberão as doações no município ou, ainda, depositar valor dos kits (R$ 75) para realizar sua doação.

Prêmio Rares e Selo RARES-NR De Responsabilidade Socioambiental

O Prêmio Rares é uma premiação que reconhece as ações de responsabilidade socioambiental dos cartórios. É uma maneira de disseminar e incentivar boas práticas de Governança Socioambiental – ESG, em âmbito nacional, além de celebrar os esforços realizados pelas serventias para criar um impacto positivo em suas comunidades e no meio ambiente.

Podem concorrer trabalhos nas seguintes categorias: cartórios extrajudiciais e instituições que representam as atividades notariais e de registro.

Além disso, a Rares-NR concede o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental aos cartórios que se destacam em ações sociais e ambientais. Esse objetivo é cumprido de duas maneiras: pela adoção de práticas de responsabilidade social ou ambiental pelo próprio cartório ou de sua participação nas Campanhas da RARES-NR.

Atualmente existem três categorias de participação: Ouro, para os cartórios que realizam ações sociais ou ambientais e participam das campanhas da RARES; Prata, para os cartórios que participam das campanhas da RARES; e Azul, para os cartórios com ações sociais ou ambientais próprias

Bacelar afirma que a Rares-NR “oferece uma plataforma única para os cartórios compartilharem conhecimento, recursos e melhores práticas em responsabilidade socioambiental”. O presidente destaca ainda que “ao se unirem a essa rede, os cartórios podem não apenas contribuir para causas importantes, mas também obter reconhecimento por seus esforços com o Prêmio Rares e os selos de responsabilidade socioambiental”.

Selo CO2Free – Neutralização De Carbono Dos Cartórios e Floresta dos Notários e Registradores

A preocupação com as emissões de carbono é uma das prioridades da Rares-NR. É por isso que a rede desenvolveu o Selo CO2Free, uma parceria entre a RARES-NR, ARISP e Green Farm CO2 Free que reconhece os cartórios que neutralizam suas emissões de carbono. Essa é uma forma inovadora de contribuir para a redução dos impactos das atividades cartoriais no meio ambiente.

Este projeto visa cooperar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e mobilizar os Cartórios Extrajudiciais para atingir a Meta de Neutralização de Carbono.

Os cartórios interessados em realizar a neutralização de carbono podem se cadastrar no site da Rares-NR. Os dados serão coletados a fim de que sejam consolidados e convertidos em Projetos com Metas de Redução ou Remoção de Gases de Efeito Estufa, em conformidade com os padrões normativos vigentes, com o objetivo de alcançar a neutralização do carbono.

A Remoção será realizada por meio da própria Rares-NR por meio de parceria com o Empreendimento de Sustentabilidade e Preservação Ambiental, Green Farm CO2 Free, localizado no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Com o projeto, foi criada a Floresta dos Notários e Registradores do Brasil, área de 43 mil metros quadrados de floresta nativa, com junção de três importantes biomas brasileiros: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. O Objetivo da Floresta é gerar Créditos de Carbono para todos os Cartórios do Brasil.

Os Cartórios participantes do Projeto recebem a certificação de participação em todas as ações de preservação da biodiversidade, bem como, a certificação da neutralização das emissões e o Selo CO2 Free.

Os Créditos de Carbono da Rares-NR estão registrados na Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso.

Como forma de colaborar com o meio ambiente, a Rares-NR indica para outros setores, interessados em medir crédito de carbono, que visite o site www.inccarbono.org.br

Rogério Portugal Bacellar, afirmou que a Rares-NR continuará a crescer e a inspirar ações positivas. “Espero que, cada vez mais, cartórios de todo o Brasil se envolvam com as iniciativas da rede e façam da responsabilidade socioambiental uma parte essencial de suas operações”, pontuou. O presidente da Rares-NR finalizou destacando que a entidade “está provando que cartórios podem desempenhar um papel fundamental em questões ambientais e sociais. Seus esforços exemplares demonstram o compromisso do setor cartorial em causar um impacto positivo na sociedade e na conservação do meio ambiente. À medida que a rede cresce e inspira mais cartórios a se envolverem, o futuro se mostra promissor para a construção de um Brasil mais sustentável e solidário”.

Fonte: AssCom Anoreg/BR

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1-22

Migalhas – Responsabilidade solidária dos tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício – Por Kiyoshi Harada

https__img.migalhas.com.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2023__SL__11__SL__17__SL__cropped_n5zzcsin.ysb.jpg._PROC_CP75CCH31622400

Escrow account: Marco das garantias possibilita conta intermediada por tabelião

Imagem-1-300x200

TJMS anula venda do imóvel pertencente a um casal sem autorização da mulher

Rolar para cima
Pular para o conteúdo