Ribus: primeira escritura 100% registrada com tokens é realizada no Brasil

O 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca, lavrou a escritura que movimentou R$ 140 mil, pagos com tokens Ribus.

Um apartamento no centro do Rio de Janeiro teve o primeiro registro de venda de imóvel pago em sua totalidade com token Ribus (RIB). O token é descrito como o primeiro token utilitário imobiliário do mundo. Já houveram compras utilizando outros criptoativos. Contudo, a utilização de um token de utilidade é algo inédito no país.

A proposta é permitir aos seus detentores várias formas de utilidade no mercado imobiliário, incluindo o pagamento de produtos ou serviços. Prestadores de serviços da cadeia imobiliária e usuários utilizam o token como forma de acesso ao ecossistema da empresa.

Imóvel registrado em Ribus

Desse modo, o 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca, lavrou a escritura que movimentou R$ 140 mil. Nesse sentido, o pagamento foi feito 100% com o token de utilidade, com as garantias e segurança necessárias. O cartório firmou o reconhecimento público da operação de compra e venda.

Duas empresas do ecossistema Ribus venderam o imóvel: a Permutus, que realiza permutas de imóveis residenciais e comerciais usando Ribus e Reais, e a Retrofitus, especializada em reformas, modernização e acabamento, que modernizou o apartamento no centro do Rio.

“Estamos diante de um fato histórico no Brasil. A Ribus é pioneira no modelo de token utilitário imobiliário em todo o mundo, digitalizando processos e garantindo segurança e transparência através da tecnologia blockchain. O resultado é este que vemos agora, com mais negociações dentro do mercado imobiliário e oportunidade para todos”, explica o CEO da Ribus, Marcelo Magalhães.

Portanto, o token Ribus (RIB) funciona como um crédito e pode ser trocado por dinheiro. Ele é um ativo digital para uso dentro do ecossistema Ribus. Esse ecossistema oferece uma série de serviços para atores do mercado imobiliário e também tem um clube de vantagens para os proprietários dos tokens.

A rede blockchain realiza todas as transações, tornando impossível alterar o limite máximo de emissão ou reverter uma transação. Dessa maneira, ela garante a segurança e personificação de cada processo, incluindo o contrato de registro do token na rede.

Conforme explica a empresa, qualquer pessoa pode comprar token RIB, e ter acesso a soluções em blockchain para o mercado imobiliário. Segundo a empresa, com o token é possível permutar bens e serviços, comprar recebíveis, reformar, comprar e vender imóveis.

Soluções da Ribus

A Ribus comenta que seu ecossistema envolve soluções como:

  • Houseus (marketplace dedicado aos profissionais de arquitetura e decoração);
  • Retrofitus (uma empresa especializada em reformas, modernização e acabamento);
  • Beneficius (clube de benefícios exclusivo para tokenistas Ribus, funcionando como um programa de pontos/milhas que oferece descontos e acesso privilegiado);
  • Permutus (permuta de imóveis residenciais e comerciais através de Ribus e Reais);
  • Recibus (fintech de antecipação de recebíveis através da emissão de tokens para operações);
  • Braemp (parceira incorporadora e construtora, com atuação no Espírito Santo e Rio de Janeiro que oferece desde empreendimentos econômicos até projetos de alto padrão).

Detentora do primeiro token utilitário imobiliário do mundo, a Ribus foi a primeira empresa de tokenização do setor imobiliário do Brasil a receber o ofício da CVM de que os tokens não são valores mobiliários.

Segundo a empresa, há dois anos, a empresa enviou uma tese jurídica à Comissão de Valores Mobiliários destacando que o token Ribus é um token de utilidade, portanto não é um valor mobiliário e, dessa forma, não precisaria estar sob a regulamentação da CVM. Portanto, o ofício confirmou a tese da Ribus, no sentido de que o Token Ribus não é valor mobiliário.

Fonte: Blocktrends

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo