Tabeliã de Duque de Caxias promove assistência em processos de adoção através do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana

Fundadora da associação, a tabeliã do 1º Ofício de Justiça de Duque de Caxias, Maria Bárbara Toledo, contou sobre a sua relação com a adoção em entrevista à Anoreg/RJ

 

Uma vida movida a mudar completamente outras vidas, através do amor. Maria Bárbara Toledo é tabeliã do 1º Ofício de Justiça de Duque de Caxias. Além de tabeliã, Maria Bárbara é fundadora do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana, uma associação civil de caráter privado, beneficente e sem fins lucrativos que proporciona toda a assistência necessária para pessoas que desejam realizar uma adoção segura, com responsabilidade e principalmente, com muito amor.

 

Muito expressiva em suas redes sociais, seja na sua pessoal ou até mesmo nas do cartório, Maria Bárbara se mostra a favor da campanha de adoção e levanta a bandeira sobre o tema. Mas existe um motivo bastante especial para essa comoção. “Nós nos tornamos pai e mãe por adoção em agosto de 1997. Desde então minha atenção se voltou para esse universo”, explica a tabeliã.

 

Ela e o marido são pais de Ana Laura Toledo desde 1997. Maria Bárbara conta que no ano de 2000, e por força do seu marido, que era coordenador de atividades complementares e havia realizado uma semana de adoção em todos os campi da Universidade Estácio de Sá, o tema, então, se abriu para ela como uma cortina que se abre para dar início a um espetáculo prestes a começar.

 

“A partir deste momento eu conheci os Grupos de Apoio à Adoção e no mesmo ano começamos as atividades do Quintal da Casa de Ana, que ganhou personalidade jurídica no ano seguinte em 2001. O GAA – Grupo de Apoio à Adoção nos ajudou a vencer as dúvidas e medos naturais decorrentes da adoção, dando-nos o rumo certo no trato das questões específicas da adoção”, comenta ela.

 

Fundadora Do Quintal da Casa de Ana, que funciona há quase 20 anos e tem como lema “para cada criança uma família”, Maria Bárbara explica que entre as principais ações da ONG estão: informar e preparar reflexivamente os pretendentes à adoção para uma adoção legal, segura e para sempre; e apoiar as famílias adotivas na adaptação com a chegada dos filhos e na superação de eventuais questões de convivência, junto à extensão da família, como escola e demais atividades que envolvem o cotidiano de qualquer pessoa na sociedade. “O que houve foi uma ampliação do trabalho junto às escolas, aos abrigos e universidades, através da adoção: educando para cidadania, Apadrinhamento Afetivo, Escola de Famílias, Capacitação”, explica sobre o funcionamento da atuação da ONG.

 

Há também projetos dentro da própria ONG que estimulam o conhecimento, trazem conforto e geram segurança nas famílias que passam por processos de adoção. A associação promove reuniões mensais que são abertas ao público, oferece orientações por telefone ou e-mail; plantão diário de atendimento social, psicológico e jurídico; palestras, eventos, concursos em escolas e universidades no projeto Adoção: Educando para a cidadania; oferece a possibilidade do apadrinhamento afetivo; encontros com o Grupo Reflexivo para Pretendentes à Adoção; além dos projetos Núcleo de Adoção Tardia; Grupo Interativo para Pais Adotivos; Projeto Um Lar Para Todos; Escola de Famílias; Família Acolhedora; Adoção de Comunidade e Capacitar para aprimorar.

 

Sendo uma associação sem fins lucrativos, necessita de apoio financeiro para manter seus projetos em funcionamento, e com isso, continuar na luta para garantir o direito de que cada criança e adolescente possa viver em família.

 

Caso queira contribuir, a chave Pix do Quintal da Casa de Ana é:

 

CNPJ – 06.655.276/0001-94

 

Confira na íntegra a carta aberta da fundadora publicada quando o Quintal da Casa de Ana completou seus 10 anos de existência:

 

“Celebrar os 10 anos do QUINTAL DE ANA representa uma oportunidade ímpar para uma reflexão profunda do movimento da partida e aonde chegamos 10 anos depois. Vencemos muitos preconceitos, tivemos enfrentamentos e superamos obstáculos, houve momentos de desânimo, alegrias incontáveis nos fizeram perseverar até hoje.

 

Assim, o QUINTAL pode integrar o Movimento Nacional de Apoio à Adoção e contribuir substancialmente para o seu fortalecimento e divulgação da Nova Cultura da Adoção. Valeu a pena escrever essa história de 10 anos e contabilizar as conquistas alcançadas tanto em Niterói como no estado do Rio de Janeiro e também no Brasil.

 

O QUINTAL passou a ser uma grande família, se tornou referencia e pode disseminar a criação de novos Grupos de Apoio à Adoção. Lendo esse Balanço Social dos 10 anos, constatamos a importância do diálogo fecundo e das parcerias firmadas, formando uma grande teia, uma rede a serviço da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 

Os poderes constituídos têm despertado para a realidade do abandono e longa institucionalização no Brasil. A sociedade e a mídia falam mais abertamente sobre ADOÇÃO. Muitas crianças e adolescentes tem sido garantidos no seu direito de viver em família, em famílias de verdade! Assim, os 10 anos do QUINTAL estão justificados e sobra ânimo novo para os próximos 10!”

 

Fonte: Assessoria de comunicação – Anoreg/RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo