Você conhece o Fórum de Desenvolvimento Imobiliário?

Além do IRIB, entidade é integrada pela ABRAINC, ABECIP, CBIC e RIB.

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente, Jordan Fabrício Martins, é um dos integrantes do Fórum de Desenvolvimento Imobiliário (FDI), entidade da qual também participam a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC); a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP); a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC) e o Registro de Imóveis do Brasil (RIB). O FDI é um movimento de cooperação permanente entre registro de propriedades, mercado imobiliário e mercado de financiamento a imóveis no Brasil em prol de consensos que existam entre estas cinco relevantes instituições e está a serviço e à disposição de todos os stakeholders e da sociedade brasileira.

Agindo por meio político e técnico, as entidades do FDI buscam melhorar o ambiente de negócios, fortalecendo o sistema de garantias, digitalizando processos e aperfeiçoando as condições de aquisição e financiamento de imóveis ao cidadão, para realização do direito à moradia previsto em nossa Constituição Federal.

O FDI já publicou, sob a Coordenação Geral de Bernardo Chezzi, cartilhas e Notas Técnicas sobre alguns temas envolvendo o Direito Registral Imobiliário. A produção do conteúdo é feita por Grupos de Estudos envolvendo especialistas na área abordada e o IRIB, por intermédio de integrantes de sua Comissão do Pensamento Registral Imobiliário (CPRI/IRIB), tem participado ativamente da confecção destes materiais, cuja leitura recomendamos.

Até o momento, já foram publicados os seguintes materiais:

Fórum de Desenvolvimento Imobiliário – Apresentação [Conteúdo em atualização. Por favor, aguarde]

Orientações sobre Pedidos em Blocos nos Registros de Imóveis

Guia prático: Pedidos de Certidão de documentos arquivados

Nota Técnica – Tratamento de dados pessoais sensíveis no Registro de Imóveis

Prazos na Lei Federal nº14.382/2022

Acesse o site do Fórum e conheça mais sobre esse movimento: forumimob.org.br.

Fonte: IRIB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Encoge_TO5 (1)

93° Encoge e 5º Fórum Fundiário Nacional: ações para o aprimoramento das Corregedorias dos Tribunais de Justiça, da atividade jurisdicional e do serviço extrajudicial

27-1

Seminário promovido pelo STJ discutiu regulação, desafios e oportunidades do mercado de carbono

Certidão de Nascimento

Registre-se: no primeiro dia da ação, foram emitidas mais de 5 mil certidões

Rolar para cima
Pular para o conteúdo