Anoreg/RJ e Sinoreg/RJ iniciam projeto de visita às serventias do interior do estado

Ofício Único de Varre Sai, cidade que foi acometida pelas chuvas das últimas semanas, foi o primeiro cartório a ser visitado

Desde o mês de janeiro, a Anoreg/RJ – Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro e o Sinoreg/RJ – Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro se uniram para fortalecer as premissas da atividade extrajudicial fluminense. Desde então, as duas entidades têm trabalhado em estratégias administrativas e políticas em prol dos interesses dos delegatários e associados de todo o estado.

Uma das ações propostas é visitar as serventias que estão localizadas fora da capital, em cidades do interior menos populosas e assistidas. O intuito é que as entidades se aproximem dos titulares, conheçam a realidade da atividade nestes locais, ouça as dores dos delegatários e as dificuldades pelas quais passam, as quais muitas vezes a entidade pode ajudar.

A primeira viagem que deu início ao projeto ocorreu na última semana de fevereiro em um atendimento especial e emergencial ao Ofício Único de Varre-Sai, município que fica localizado na Região Imediata de Itaperuna, que integra a Região Intermediária de Campos dos Goytacazes. É o município do estado mais distante da capital Rio de Janeiro e possui pouco mais de 11 mil habitantes.

Tendo como titular o delegatário Marcelo Brandão, o Ofício Único de Varre-Sai foi inundado pelas chuvas das últimas semanas que atingiram outras cidades do norte fluminense e teve alguns prejuízos inevitáveis. Do acervo, nada foi perdido, mas alguns equipamentos foram atingidos.

A Anoreg/RJ, sabendo da situação, prontamente contatou o titular da serventia, fez o levantamento do havia sido perdido e se prontificou a cooperar com três novas máquinas (CPUs) e três acessórios de proteção elétrica estilo No Break, que evita a queima dos equipamentos em caso de queda brusca de energia.

“Estamos felizes de estar aqui em Varre-Sai na serventia do nosso colega, Marcelo Brandão. Você e sua equipe estão de parabéns, pois vemos que há muita competência e organização, mas as vezes as dificuldades são muitas. Cheguei aqui pensando que ia encontrar ainda algum resquício, mas está tudo já organizado. Eu acredito muito que a união traz essa facilitação para o nosso dia a dia e para isso instituímos um protocolo de emergência para situações como essa. Vamos sempre ajudar, em regime de comodato, que é a forma legal que podemos assistir os nossos associados. Queremos que a Anoreg/RJ ofereça esse acolhimento, quero que todos se sintam acolhidos”, comentou Stênio Cavalcanti, presidente da Anoreg/RJ. 

Marcelo Brandão, titular da serventia é notário e registrador, pós-graduado em Direito Imobiliário e em Direito Notarial e Registral. Ele conta um pouco sobre como foi o susto de saber que uma tromba d’água havia acometido a cidade e a sua serventia.

“Tudo aconteceu na noite do dia 20 de fevereiro. Eu estava em casa e soubemos que desceu uma tromba d’água aqui na rua do cartório. O nível da água chegou a 130 milímetros de água apenas naquela noite. Viemos correndo para o cartório, eu, minha esposa e o meu filho. Meus funcionários também vieram, agradeço muito a eles pela parceria. Era muita água e lama por toda a parte. Graças a Deus o prejuízo não foi tão grande como parecia, pois ficamos bem assustados quando chegamos. O acervo e os documentos não foram impactados, foram mais alguns computadores e alguns no breaks que molharam. Eu só tenho a agradecer pela vinda do Stênio e pelo apoio da Anoreg nesse momento”, contou Marcelo.

O Ofício único de Varre-Sai fica na R. Francelino Bastos França, 123 – Lj 02 – Centro, Varre-Sai e funciona diariamente das 9h às 18h. Sendo ofício único, a serventia trata de diversos serviços: Notas, Protesto de Títulos, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis e Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas.

Fonte: Assessoria de comunicação – Anoreg/RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A159

Comissão aprova texto que inclui impressão digital da mãe e do recém-nascido na Declaração de Nascido Vivo

jayme_campos_1700p

Senador Jayme Campos pede modernização na cobrança do ITR

casa-imovel-contrato-aluguel-iptu1-300x225

Edital de Consulta Pública sobre aprimoramento dos sistemas de registro de imóveis é publicado

Rolar para cima
Pular para o conteúdo