Associação do Notários e Registradores do Rio de Janeiro

Institucional

Sobre a ANOREG/RJ

Institucional

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 1996 e completa 25 anos em 2021.

Neste período contou com a colaboração de Notários e Registradores que estiveram à frente da Instituição sempre com iniciativas e projetos que contribuíram para o destaque da ANOREG/RJ na sociedade.

O primeiro presidente, Leo Barros Almada, presidiu a entidade nos biênios 1996 a 1998, 1999 a 2000 e 2003 a 2004. Na linha do tempo dos presidentes da  Entidade, Antonio Carlos Leite Penteado, grande articulador para a permanência das atividades extrajudiciais com entes privados na redação da Constituição de 1998, foi presidente nos anos de 2001 a 2002 e recebeu o título de Associado Benemérito em 17 de janeiro de 2005. O Registrador Civil Alan José dos Santos Borges, do 5o. Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio, presidiu a Casa de 2005 a 2008 sendo seguido por Marcio Baroukel de Souza Braga nos anos de 2009 a 2010. 

Em 2011 assumiu a presidência Renaldo Andrade Bussière, Titular do 2o. Ofício de Protesto de Petrópolis. Nos anos de 2013 a 2016, o Tabelião Carlos Alberto Firmo de Oliveira, Titular do 17o. Ofício de Notas, esteve à frente da ANOREG/RJ com o retorno do Presidente Renaldo Andrade Bussière em 2017 até 2022.

No Auditório Tabelião Balbino  foi inaugurada uma galeria de Associados Beneméritos em 2013 com as fotos de Renato Luiz Gonçalves Cabo e Luis Vitoriano Vieira Teixeira.

Em 28 de fevereiro de 2022, Stênio Cavalcanti de Oliveira Filho assumiu a presidência da ANOREG/ RJ para o triênio 2022 a 2025.

Escola

A Escola de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro representa um serviço de efetiva relevância pois atua na formação de futuros profissionais do setor além de promover atividades acadêmicas como palestras, simpósios e cursos. Dirigida pela Tabeliã Maria Emília dos Santos Ururahy, a ENOREG/RJ é uma referência nas áreas do Direito Notarial e de Registro no Estado do Rio de Janeiro.
Clique no link abaixo para conhecer todas as atividades da nossa Escola.

ANOREG Mulher

A Anoreg Mulher foi uma iniciativa que desenvolveu-se em 2020 com o objetivo inicial de tornar todos os cartórios pontos de acolhimento e auxílio para mulheres em situação de vulnerabilidade por conta da violência doméstica. O projeto foi ganhando corpo com seminários, lives e workshops além da participação ativa nas mídias sociais. Com Direção da Tabeliã Vanele Falcão, a Anoreg Mulher firmou-se como um espaço de representatividade de todas as tabeliãs e registradoras.

Entenda como os cartórios atuam na sociedade

A Associação dos Notários e Registradores do Rio representa os Cartórios do nosso Estado. Em todos os municípios do Rio de Janeiro, o usuário irá encontrar um ou mais cartórios de acordo com o tamanho e necessidades destes municípios. É importante esclarecer que os Cartórios são divididos por Atribuições.
Vamos tomar como exemplo os Cartórios de Registro Civil que são responsáveis pelos registros de nascimento, óbito e pelos casamentos.
Os Cartórios de Notas reconhecem firmas,  autenticam documentos, realizam inventários, testamentos e escrituras públicas como as de compra e venda de imóveis e uniões estáveis.
Os Cartórios de Protesto atuam no recebimentos de títulos de dívidas como cheques, duplicatas e notas promissórias de pessoas ou empresas que não receberam estes valores e levam à protesto.
É importante citar que o protesto (cobrança) de títulos de dívidas é gratuito para o credor. Quem paga as taxas do cartório são os devedores ao quitar a dívida.
Já os Cartórios de Registro de Imóveis atuam justamente como o nome já diz: registram os imóveis que passam a ter uma matrícula, ou seja, um número que os identifica assim como as transferências de titularidade destes bens.
Os Cartórios de Registro de Distribuição são acessados quando o usuário precisa de certidões próprias ou de terceiros. Estas certidões informam se existe alguma ação em andamento, na Justiça, se existem bens em nome de quem se solicita a certidão assim como procurações, por exemplo.
Os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas atuam no registro de contratos sociais de Empresas, Associações de Classe, Fundações, Sindicatos, Igrejas dentre outras instituições.
Já os Cartórios de Títulos e Documentos são responsáveis pelo registro de todos os documentos que não são atribuições dos Cartórios de Registro Civil, Imóveis e de Pessoas Jurídicas. Registram documentos, peças nas quais o autor quer estar tranquilo em relação aos direitos autorais, contratos e documentos como identidade e carteira de trabalho. Os Cartórios de Contratos Marítimos registram embarcações que recebem um número de identificação como os imóveis nos Cartórios de Registro de Imóveis.
Na próxima vez que você necessitar do serviço de algum Cartório, já sabe para qual Cartório deve se dirigir. É importante notar que vários serviços podem ser realizados online. Isto mesmo. Para solicitar uma certidão acesse o site e-cartoriodobrasil.com. Neste site você encontra todas as informações para que a sua certidão seja providenciada sem nenhum deslocamento.
Verifique ainda se o serviço do Cartório que você necessita também pode ser feito sem que você saia de casa ou do trabalho. Cartórios de Notas realizam escrituras de compra e venda de imóveis através de uma plataforma de serviços online, por exemplo.

Cartório não é Burocracia. É a solução de questões que podem ser agilizadas sem a necessidade de se recorrer à Justiça como divórcios, inventários e partilhas.

Estatuto da Associação

DIRETORIA TRIÊNIO 2022-2025

Diretoria

Presidente: Stênio Cavalcanti de Oliveira Filho
Vice-Presidente: Fernanda Maria Sitônio Maia
2º Vice-Presidente: Ana Lucia de Souza Bento
Dir. ENOREG: Maria Emilia dos Santos Ururahy
1º Secretária: Thaís Viegas Santos
2º Secretária: Gheysa Oberlaender Carneiro
1º Tesoureira: Mariana Lauria Jansen de Mello e Assis Gonçalves
2º Tesoureiro: Jader Lúcio de Lima Carvalho Pessoa
Dir. Relações Públicas e Eventos: Mônica Moreira de Bivar

Diretoria Especializada

Diretor de Protesto de Títulos: Dilson Neves Chagas
Ditetor de Notas: José Renato Vilarnovo Garcia

Conselho Fiscal

1º Conselheiro: Luciano Rodrigues Mattos de Andrade
2º Conselheiro: Milla Guimarães Távora de Oliveira
3º Conselheiro: Samyra Salim Moreira Resende
1º Suplente: Bruno Mangini
2º Suplente: Victor Pina Bastos
3º Suplente: Ticiana Gonçalves Pereira Pires

Comissão de Ética e Disciplina

1º Conselheira: Luiz Antônio Liberato de Macedo
2º Conselheiro: Fabiano Antônio de Macedo
3º Conselheiro: José Mario Pinheiro Pinto
1º Suplente: Fátima da Conceição Fernandes
2º Suplente: Ana Lucia Maraga Watzl
3º Suplente: Bruno Roberto de Oliveira Ramos

Contato

  • Endereço: Rua da Ajuda, 35
    Centro Rio de Janeiro RJ CEP: 20040-000
  • Telefone: +55 (21) 3262-1200
  • Email: anoregrj@anoregrj.com.br

Localização

Rolar para o topo Skip to content