Comunicado do Sinoreg-RJ e da CNR sobre a extinção da cobrança do tributo salário-educação

O SINOREG-RJ e a CNR prestam informações e esclarecimentos importantes sobre a extinção da cobrança do tributo salário-educação.

Está em tramitação perante a 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro, ação declaratória coletiva cumulada com repetição de indébito movida pelo Sinoreg-RJ contra a União Federal, com o objetivo de desobrigar todos os notários e registradores com atividade no estado do Rio de Janeiro do recolhimento do salário-educação, tributo com alíquota de 2,5% sobre o total das remunerações pagas pelos empregadores aos seus colaboradores.

A demanda foi distribuída em março de 2023 e, caso procedente, permitirá aos notários e registradores que aderirem a essa ação, além de não recolher mais o referido tributo, recuperar, desde a competência março/2018 (5 anos anteriores à data de ajuizamento da ação coletiva) até o efetivo trânsito em julgado, todos os valores efetivamente pagos à Receita Federal.

Também nesta ação, está pendente de análise um pedido liminar para depósito judicial do salário- educação, que, uma vez deferido, permitirá aos notários e registradores, no momento da adesão à ação coletiva, optar também pelo recolhimento destacado deste tributo em conta judicial vinculada ao processo.

INFORMAÇÕES SOBRE A JURISPRUDÊNCIA DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO

A legalidade da cobrança do salário-educação ainda é tema de discussão nos tribunais. Não obstante ter uma jurisprudência favorável ao não recolhimento do tributo, a União Federal mantém forte resistência, buscando nos tribunais superiores a reversão das decisões proferidas pelas Cortes regionais e o tema será objeto de apreciação pelo colegiado do STJ, com o propósito de pacificar o seu entendimento.

Sobre essa questão, o STJ já decidiu que o Recurso Especial nº 2068273 será afetado como representativo da controvérsia, com indicativo de suspensão de todas as ações que versam sobre o tema.

Os Notários e Registradores que tenham interesse em se beneficiar da ação coletiva promovida pelo Sinoreg-RJ poderão requerer individualmente a sua adesão na condição de terceiros interessados.

Não há custo para adesão nem risco de condenação em honorários sucumbenciais e eventuais honorários profissionais pela assessoria jurídica serão devidos somente após o êxito da demanda coletiva e a efetiva devolução dos valores recolhidos.

Para maiores informações e adesão à ação coletiva, entre em contato pelo whatsapp: (61) 99405-2411 ou pelo e-mail salarioeducacao@cnr.com.br

SINOREG-RJ CNR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo