Gestão de pessoas é fundamental para um ambiente de trabalho saudável e produtivo

Por Joelson Sell*

 

A gestão de pessoas dentro de uma empresa é a área responsável por estruturar, estabelecer e zelar pela cultura organizacional da entidade, utilizando técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da empresa. Tudo isso contribui, positivamente, para deixar o ambiente de trabalho mais saudável e rentável.

 

Dentro da serventia extrajudicial não é diferente. Para o bom andamento da rotina de trabalho e melhor prestação de serviço, é muito importante que haja uma boa gestão da equipe. Para que o interesse do cartório esteja alinhado com o interesse dos colaboradores, é imprescindível seguir algumas etapas, como entender a cultura e os valores da serventia; manter o canal de comunicação entre o cartório e os funcionários aberto; identificar pontos de melhorias; investir em treinamento e desenvolvimento do time.

O diálogo entre o cartório e a equipe abre espaço para conhecer os seus anseios e as necessidades dos colaboradores, ouvir opiniões e sugestões de melhoria. Assim como manter uma rotina de feedbacks é importante para que cada profissional tenha conhecimento sobre sua evolução no trabalho e os eventuais pontos de melhorias.

Além de desenvolver políticas que valorizam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários, uma boa gestão de pessoas deve, ainda, acompanhar todos os processos dentro do cartório e estar sempre em busca de simplificar as formas de desempenhar as funções e aumentar a produtividade.

Investir em capacitação também contribui para manter os prestadores de serviço atualizados com o tema e com as eventuais mudanças na forma de realizar o trabalho, permitindo a troca de conhecimento entre o cartório e o time e agregando valor ao profissional, que, por sua vez, se sentirá mais engajado e prestando um melhor atendimento ao cliente.

E por fim, mas não menos importante, os fluxos e processos de trabalho devem ser muito bem organizados, com os prazos definidos e a atribuição de atividade para os funcionários de cada setor bem estabelecidos. Tudo isso contribuirá para o bom funcionamento do cartório, com atendimento ágil e de qualidade, além de funcionários e clientes satisfeitos.

*Joelson Sell é um dos fundadores da Escriba Informática, além de Diretor Comercial e Marketing da empresa.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1-22

Migalhas – Responsabilidade solidária dos tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício – Por Kiyoshi Harada

https__img.migalhas.com.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2023__SL__11__SL__17__SL__cropped_n5zzcsin.ysb.jpg._PROC_CP75CCH31622400

Escrow account: Marco das garantias possibilita conta intermediada por tabelião

Imagem-1-300x200

TJMS anula venda do imóvel pertencente a um casal sem autorização da mulher

Rolar para cima
Pular para o conteúdo