Prêmio Qualidade Total dos cartórios conta com 1º Registro Civil de Pessoas Naturais da capital como representante do Rio de Janeiro

Uma tradição que a cada ano, há 19 anos, se reinventa e se atualiza diante dos desafios de avaliar os principais KPIs que envolvem a gestão de uma serventia extrajudicial. O Prêmio Qualidade Total da Anoreg Brasil é a instituição que está por trás deste grande momento que celebra e premia os melhores cartórios do Brasil entre os mais diversos requisitos, que tornam cada vez mais uma visibilidade diferenciada para a atividade extrajudicial.

Tida como a prestação de um serviço burocrático e obrigatório aos olhos dos brasileiros, a via extrajudicial tem sido responsável por trazer facilidade às questões ordinárias comuns à vida de todo e qualquer ser humano. Desburocratização e desjudicialização são as palavras de ordem quando o assunto é para além do judicial.

Dessa forma e com o maior impacto representativo na resolução de situações e negócios jurídicos da sociedade, pode-se dizer que a via extrajudicial nunca esteve tão em evidência e sob os holofotes de quem a utiliza, a norteia e a fiscaliza, como nos dias de hoje. Com isso, se faz necessária a prestação de um melhor atendimento ao usuário, com maior clareza no assessoramento e na transmissão das informações.

Todas as atribuições, sem exceções, vêm sofrendo atualizações técnicas e sociais para que possam acompanhar a evolução da humanidade. Especificamente no Rio de Janeiro, o novo código de normas da Corregedoria-Geral de Justiça clarificou e reforçou uma condição que já existia, a de que o tabelião é um instrumento de assessoramento jurídico gratuito que atua à disposição da sociedade, na prevenção de litígios, na resolução de casos em que não há conflitos e na defesa dos direitos particulares de cada um.

O registro civil conta com a iniciativa dos Ofícios da Cidadania, que amplificam a potência de se viver com dignidade e, com ela, conquistar cada espaço que lhe é de direito, perante a sociedade. O registro de imóveis e os cartórios de protesto de títulos seguem a mesma ideia, se modernizando, cada um à sua forma, a fim de atender os anseios dos que construíram o presente e dos que almejam o que há de mais seguro e melhor para o futuro na atividade.

Todo esse contexto serve para destacar que esta evolução também depende de alguns requisitos advindos de uma dobradinha em que a tecnologia precisa andar de mãos dadas com a presença humana. Ter uma boa Estratégia de negócio, saber promover uma boa Gestão Operacional e de Pessoas, garantir boas Instalações ao público, além de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional dos funcionários, ter uma Gestão Socioambiental, investir em Gestão da Informatização e do Controle de Dados, se preocupar com Gestão da Inovação, Compliance e com a Continuidade do Negócio, ao lado de normas, provimentos e leis dispostas no regulamento não é tarefa fácil. E é por isso que o PQTA existe, para premiar e incentivar que registradores e tabeliães invistam nos seus negócios e possam fazer a diferença na história da atividade extrajudicial.

Com auditorias programadas para acontecerem até o próximo dia 20 pela Apcer Brasil, empresa responsável por auditar as serventias, o PQTA 2023 já está com as inscrições encerradas desde o início de agosto. Um único cartório no Rio de Janeiro irá representar o estado na disputa por um prêmio nas categorias existentes.

Destaque no ano passado, o 1º Registro Civil de Pessoas Naturais da capital levou para casa o ouro na premiação. Essa conquista histórica encheu de orgulho a equipe do cartório, que agora está determinada em repetir o feito e, quem sabe, até superá-lo neste ano.

“Desde que vencemos ano passado, todos os colaboradores têm se empenhado ao máximo para manter a excelência dos serviços prestados pelo cartório e, ao mesmo tempo, buscar aprimoramentos. Afinal, a disposição em crescer e evoluir é o que impulsiona a equipe a se superar cada vez mais”, afirma Alexandra Bank, oficial substituta da serventia que possui duas unidades, uma no centro da cidade do Rio e outra na Ilha do Governador.

Alexandra explica que foram feitos investimentos em tecnologia e em treinamentos, e que processos internos foram revisados para garantir que todas as etapas sejam realizadas de forma eficiente e ágil. “O objetivo é oferecer um atendimento ainda mais qualificado, facilitando a vida dos cidadãos e garantindo a segurança jurídica nos registros realizados”, comenta.

Júlio Macedônio Buys II, oficial titular do 1º Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, comenta sobre o impacto da premiação na rotina dos colaboradores do cartório e fala sobre a esperança de ser o motor que impulsiona a sua equipe. “O esforço em igualar ou, quem sabe, superar o prêmio anterior, é movido pela paixão e comprometimento que cada membro da equipe tem com o trabalho realizado. Acreditamos que podemos alcançar novamente o reconhecimento máximo, mostrando à sociedade o compromisso do 1º RCPN com a qualidade e a excelência”.

“A esperança e a determinação são os motores que impulsionam a incrível equipe do 1º RCPN, que veste a camisa e que sabe que, independentemente do resultado final na premiação deste ano, o mais importante é o legado construído. O 1º RCPN continuará dedicado em oferecer um serviço de excelência e alta qualidade, buscando sempre a satisfação do público e a valorização do trabalho realizado”, completa Júlio.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Evento debate tecnologia aplicada aos serviços notarias e de registro

documento-cartorio-certidao-1583859899333_v2_4x3

Corregedoria publica regras para interinidade de cartórios e obriga tribunais a fazer concursos

holding-familiar-1-1080x675

Bem de família pode ser penhorado para pagar dívidas contraídas em sua reforma

Rolar para cima
Pular para o conteúdo