Projeto permite que aviso a devedor seja feito por meios eletrônicos

O autor da proposta é deputado Marangoni

 

O Projeto de Lei 93/23 permite que a interpelação extrajudicial seja feita por meios eletrônicos. Essa ação funciona como um aviso ao devedor de que há créditos pendentes em seu nome e serve para cobrar juros e multa referentes à dívida.

 

Em análise na Câmara dos Deputados a proposta altera o Código Civil.

 

Ao contrário da interpelação judicial, essa é feita sem a interferência do Judiciário, podendo ser enviada por cartórios ou pelo correio, desde que haja aviso de recebimento em mãos.

 

O autor, deputado Marangoni (União-SP), disse que essa alteração é “indispensável” para evitar que apenas as notificações recebidas por meios físicos sejam válidas, diante da possibilidade de também enviá-las por meio digital.

 

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRF1

TRF-1 mantém liminar sobre Resolução Cofeci 1.551/2025

featured-image-cropped-1788961936

Ação ajuizada em nome de pessoa já falecida não pode ser regularizada com indicação de sucessor

55516309075-6474fcf444-c

Corregedorias compartilham experiências e discutem soluções para aprimorar Justiça

Rolar para cima