Projeto permite que aviso a devedor seja feito por meios eletrônicos

O autor da proposta é deputado Marangoni

 

O Projeto de Lei 93/23 permite que a interpelação extrajudicial seja feita por meios eletrônicos. Essa ação funciona como um aviso ao devedor de que há créditos pendentes em seu nome e serve para cobrar juros e multa referentes à dívida.

 

Em análise na Câmara dos Deputados a proposta altera o Código Civil.

 

Ao contrário da interpelação judicial, essa é feita sem a interferência do Judiciário, podendo ser enviada por cartórios ou pelo correio, desde que haja aviso de recebimento em mãos.

 

O autor, deputado Marangoni (União-SP), disse que essa alteração é “indispensável” para evitar que apenas as notificações recebidas por meios físicos sejam válidas, diante da possibilidade de também enviá-las por meio digital.

 

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CGJ-PE-1-1530x800-1

CGJ/RJ publica Provimento nº 12/2026 e amplia exigências para cadastro de auxiliares em cartórios

https__img5.migalhas.com.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2026__SL__01__SL__29__SL__cropped_andawzkb.kyq.jpg._PROC_CP75CCH31622400

Informativo de Jurisprudência do STJ aborda supressão do sobrenome paterno em razão de abandono afetivo

Captura de tela 2026-03-12 170330

Informativo de Jurisprudência do STJ trata da doação de bem imóvel particular realizada por cônjuge casado sob regime de comunhão parcial de bens

Rolar para cima
Acessar o conteúdo