RIB emite nota técnica sobre atos de alienação fiduciária e de hipoteca

Com a publicação da Lei das Garantias (Lei nº 14.711/2023) em 30 de outubro de 2023, o sistema de crédito e garantias reais no Brasil sofreu alterações significativas. Para orientar sobre essas mudanças, o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) produziu a Nota Técnica nº 01/2024 com diretrizes detalhadas sobre a aplicação temporal das alterações legislativas na execução da alienação fiduciária de bens imóveis e da hipoteca, bem como as demais inovações do novo marco.

A nota indica como as alterações devem pautar a qualificação registral de contratos registrados e de novos títulos, além de orientar a prática dos atos considerando os elementos da temporalidade. O texto também evidencia o correto tratamento aos contratos celebrados sob a égide do Decreto Lei nº 70/1966, cuja execução será realizada pela Lei nº 14.711/2023.

A nota técnica foi elaborada por uma equipe composta pelo assessor jurídico do RIB Bernardo Chezzi e pelos registradores de imóveis Gabriel Pires (MG), José Baltazar (MS) e Moacyr Petrocelli (SP), sob a aprovação do Conselho de Administração do RIB.

Também integram o grupo técnico de debates que originou a nota os registradores Aline Lorenzetti, Bianca Castelar, Christian Favero, Eduardo Schroeder, Hermano Soar, João Pedro Lamana Paiva, Maurício Passaia, Miguel Ortale, Ricardo Martins e Sérgio Cupolilo, além de Ana Carolina Abreu, Carlos Olivo e Gabriel Souza, assessores jurídicos do RIB.

Para mais detalhes e orientações completas, acesse a Nota Técnica nº 01/2024 na íntegra.

Fonte: RIB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

WhatsApp Image 2024-05-03 at 17.24.30 (2)

“Conversa com Veteranos” reúne passado e futuro da atividade extrajudicial fluminense na sede da Anoreg/RJ

leilao-de-juiz-e-conceito-imobiliariogavel-martelo-de-justica-e-modelo-de-casa-lei-imobiliaria-impostos-e-lucros-para-investir-em-imoveis-e-compra-de-casas-ia-generativa_438099-15735

IPTU: STF decidirá sobre incidência do tributo em imóvel da União arrendado para concessionária de serviço público

direito-notarial-e-registral-1

Oficina Notarial e Registral: Título nulo – Cancelamento de registro – bloqueio de matrícula – Por Sérgio Jacomino

Rolar para cima
Pular para o conteúdo