Tese que analisa relação dos Registros de Imóveis brasileiro e norte-americano vira livro

Registradora Bianca Castellar publica tese de doutorado pela editora Lumen Juris

Afinal de contas, qual sistema registral imobiliário apresenta mais segurança jurídica, mais eficiência e menor custo: o brasileiro ou o dos Estados Unidos? Essa é a pergunta que Bianca Castellar Faria, titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC, buscou responder em sua tese de doutorado, defendida em 2022, e que acaba de ser transformada no livro Registro de Imóveis: Brasil x Estados Unidos.

Publicada pela Editora Lumen Juris, a obra compara os respectivos sistemas registrais e apresenta as fragilidades do relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial até 2021 – quando foi descontinuado.  Além disso, o trabalho da registradora também tenta desmistificar o chamado “complexo de vira-lata tupiniquim”, que ocorre quando enaltecemos o sistema registral imobiliário norte-americano e desmerecemos o brasileiro, sem dados consistentes sobre ambos.

Segundo Bianca, “essa imagem distorcida traz prejuízos ao sistema brasileiro, na medida em que a sociedade em geral fica com a impressão de que há necessidade de aproximarmos o modelo nacional ao norte-americano”, refletiu. E, para quem for ler a obra, um pequeno spoiler: o sistema nacional é mais bem estruturado e seguro do que o dos Estados Unidos.

Para adquirir seu exemplar, acesse o link no botão abaixo. A obra se encontra com um super desconto de lançamento, então não perca tempo!

https://lumenjuris.com.br/Categoria/registro-de-imoveis–brasil-x-estados-unidos-2023-3977/p

Fonte: CORI/MG

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fachada do edifício sede do  Superior Tribunal de Justiça (STJ)

STJ elege Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão para presidente e vice; Mauro Campbell é indicado para corregedor nacional

nuevocodigocivil1

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

20220128085911668469i

TJDFT entrega certificado de credenciamento à Escola Nacional de Notários e Registradores

Rolar para cima
Pular para o conteúdo