Notários e Registradores fluminenses passam a acessar as dependências do TJRJ sem que seja necessário passar pelo procedimento de revista

Após algumas tentativas realizadas pelas administrações anteriores da entidade, a solicitação de que os delegatários possam acessar o TJRJ sem que sejam revistados foi finalmente deferido

“Uma grande conquista para a classe notarial e registral do Estado do Rio de Janeiro, fruto de uma administração transparente e de verdadeiro diálogo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”. A fala é do presidente da Anoreg/RJ, Stênio Cavalcanti, e foi dita na última quarta-feira (03/04), durante uma reunião com o presidente do TJRJ, Ricardo Rodrigues Cardozo, e com o juiz auxiliar da presidência, João Luiz Ferraz. Alan Borges, presidente do Sinoreg/RJ (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro), também esteve presente.

“Queremos agradecer pelo deferimento desta medida que nos deixou muito felizes, que é a entrada dos notários e registradores no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro sem que seja necessário passar pelo procedimento de revista. É uma medida que representa o respeito que o tribunal defere ao registrador e ao notário. Estamos muito felizes com este retorno positivo”, afirma Stênio Cavalcanti, presidente da Anoreg/RJ.

A solicitação para que notários e registradores pudessem acessar as dependências do Tribunal era antiga e já vinha ocorrendo por meio de administrações anteriores, mas não resultava em resposta à classe. Sendo profissionais do Direito, fiscalizados pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado e pelo TJRJ, a demanda, que era recorrente, implica no estabelecimento da confiança entre os órgãos e os delegatários, o notário e o registrador são agentes particulares que atuam em colaboração com o poder público, em prol da sociedade, destacando-se apenas pelo exercício privado de sua atividade, uma vez que não é remunerado pelo Estado.

Presidente do Sinoreg/RJ, Alan Borges também enfatizou o agradecimento. “Nós somos colaboradores do poder público e o TJ/RJ pode contar conosco para a desjudicialização, para os projetos a serem desenvolvidos e que virão a ser, e as novas ideias acerca do serviço extrajudicial”, comenta Alan.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro se mostrou muito contente com a presença dos presidentes das entidades. “Estou imensamente satisfeito em receber a Anoreg/RJ e o Sinoreg/RJ. Acabamos de deferir o ingresso sem o procedimento de revistas aqui ao Tribunal, a todos os membros da associação e do sindicato, especialmente em um momento em que o tribunal se preocupa tanto com a segurança. Saibam que estamos aqui sempre abertos a ouvi-los e trocar ideias a favor da justiça, digo isso pois sendo uma atividade extrajudicial, aos olhos do povo faz parte de um grande arcabouço de justiça que integra o grande sistema de justiça que integra o Estado, e nós temos que aproveitar bem isso para servir a sociedade”, afirma o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Rodrigues Cardozo.

A reunião aconteceu em meio a um agradecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ao deferimento do pedido feito pela Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de comunicação – Anoreg/RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

cartorio

Designado magistrado dirigente do 11º NUR para presidir a CORREIÇÃO GERAL 2024 – MÊS DE MAIO, nos Serviços Notariais e Registrais

Certidão de Nascimento

Direitos Humanos promoverá semana nacional do registro civil em maio

Rolar para cima
Pular para o conteúdo